Menu

Dicas para concursos públicos

Dicas ConcursosDicas para a aprovação em concursos públicos ou vestibular.

Se você quer participar de concurso público ou vestibular, confira essas dicas que foram preparadas especialmente para você:

Primeira dica: Pesquise sobre o concurso.

Muitas vezes estudar exaustivamente por 9 ou 12 horas pode não ser a melhor estratégia. A pesquisa sobre o concurso pode ser fundamental e decisiva para sua aprovação.

Depois de decidir o concurso ou área que você quer você já pode iniciar suas pesquisas e estudos.

A pesquisa pode se dar nas seguintes etapas:

  • Definir seu concurso.
  • Pesquisar por edital e as provas anteriores, se disponíveis.
  • Procurar por grupos de pessoas que já tenham feito este concurso em redes sociais, como o Facebook. Ler o que os aprovados dizem.
  • Ler o edital.
  • Descobrir qual a banca examinadora de seu concurso, e suas inclinações.

Segunda dica: Preparação do ambiente.

Estudar na bagunça é muito pior: perder anotações ou materiais é a última coisa que você precisa. Televisão ou Facebook abertos também não dá, né? É terrível para sua concentração e memorização. Basta você ser um pouco mais inclinado e propício à dispersão e seus estudos estarão arruinados, pode ter certeza. Whatsapp também, nem pensar.

É de extrema importância para o seu êxito valorizar a preparação adequada do seu ambiente de estudo para o seu propósito. Aumentar o foco e concentração são os principais objetivos, sempre. Só assim você conseguirá absorver e memorizar adequadamente os conteúdos aproveitando bem o seu tempo.

Se possível, explique sua situação para a família e peça o respeito ao seu isolamento. Também pode ajudar.

Em resumo:

  • Deixe sua mesa ou local de estudos o mais limpa possível.
  • Somente deixe por perto objetos necessários.
  • Em absoluto, não use Facebook, Whatsapp, TV, nem nada que possa tomar sua concentração.
  • Música somente caso você consiga ter uma relação passiva com ela, em que ela lhe ajude na concentração. Não vale se distrair com a letra nem nada disso. Muitas pessoas rendem melhor escutando músicas instrumentais.
  • Tente explicar sua situação para amigos e parentes mais próximos para que eles evitem te atrapalhar durante o seu processo de estudos.

Terceira dica: Tenha um bom material de estudos.

É claro, para estudar é necessário ter um bom material como base. Muitos dos materiais disponíveis possuem qualidade duvidosa e é muito difícil conseguir um material bom para levar como base para os estudos do seu concurso público, mas aqui indicaremos um bom material para você. Sempre é interessante ver o edital para descobrir o que é pedido no concurso para, assim, saber o que vai estudar. A sua própria pesquisa focada nos conteúdos pode ser uma excelente alternativa.

Mas onde encontrar apostila adequada para meu concurso?

Você pode encontrar o seu pacote de estudos com muita qualidade aqui o site Apostilas Para , que disponibiliza para download materiais segmentados para vários concursos e vestibulares em pacotes que incluem as Apostilas, Provas anteriores, simulados, dicas variadas, curso de memorização, guia do concurseiro entre muitas outras coisas. É extremamente recomendável que você baixe a apostila para seu concurso no site Apostilas Para .

Quarta dica: Organização de material.

A organização é definitivamente muito importante para o seu rendimento. Além de ser mais fácil encontrar e acessar suas coisas, ela também promove uma objetividade mental para que você possa focar sua atenção tão somente nos seus estudos. Além disso, não queremos que você motive uma eventual preguiça por não saber onde está o material de hoje, não é mesmo? Dessa forma:

  • Defina um lugar para organizar seus materiais de estudo.
  • Organize suas anotações, redações, resumos e pasta(s).
  • Anote seu cronograma de estudos em uma pequena folha, ou agenda. Atualmente existem até mesmo aplicativos que podem te ajudar nesta missão.
  • Os materiais em seu computador também precisam ser organizados.

Tomando essas pequenas atitudes, você verá seu foco e disciplina extremamente turbinados, terá em seus dias de estudo muito mais tranquilidade e conforto, facilitará a transição entre outras coisas (como alimentação) e retorno aos estudos e sem dúvida, aumentará e muito o seu rendimento.

Quinta dica: Deixe seus estudos com sua cara.

Ninguém é uma máquina. Questionar é essencial e quebrar a rotina ou o usual pode ser muito benéfico. Nós, seres humanos, possuímos muita personalidade e isto é ótimo. Significa dizer que nem tudo o que funciona para os outros vai funcionar para você, e vice-versa. Que tal então criar adaptações que se encaixem bem ao seu ritmo de estudos? É claro, estamos falando de coisas que claramente fazem  com que você produza mais, e não coisas que você simplesmente gosta de fazer e vão te sabotar nos estudos.

É importante conhecer e explorar sua individualidade. Por exemplo, muitos cursos indicam a mesma importância para diversas disciplinas ou itens do edital, no entanto, é importante considerar que algumas pessoas já possuem muito conhecimento acumulado em uma determinada área de estudos e é mais limitada em outra, possuindo assim uma necessidade totalmente diferente de foco entre as várias disciplinas.

É portanto extremamente importante que seja feita esta autoanálise sobre quais devem ser os focos.

  • Tenha acesso ao programa do edital do seu concurso.
  • Faça uma análise de cada um dos conteúdos e defina o seu nível de conhecimento para cada um deles.
  • Fazendo provas anteriores, perceba se há uma incidência maior na cobrança de algo específico. Fazendo as provas e simulados, descubra em que áreas você está melhor, e em que área está pior. Pode ser que em determinada disciplina você precise apenas de uma lapidação, e em outra você necessite de uma imersão mais intensa no estudos.

Isso é estratégia!

Sexta dica: Trabalhando a motivação.

Nós, seres humanos, precisamos treinar nossa mente dentro de diversos hábitos. Muitas vezes, a gente não sabe fazer uma coisa e acaba aprendendo ou se acostumando, não é mesmo? Ou não temos nenhuma paciência com algo e acabamos “entrando na linha” com o tempo, geralmente quando, por necessidade ou obrigação, acabamos praticando aquela atividade com alguma frequência. Com o estudo para concurso não é diferente. No começo tudo pode ser muito difícil mas forçar o hábito é essencial para conseguirmos o nosso sucesso.

O contrário também não é raro: começamos os estudos com aquela grande empolgação e com o tempo vamos ficando exaustos ao ponto de querer parar ou dispersar totalmente. Se isso acontece você precisa neste momento ligar o “alerta vermelho” e tomar cuidado para não entrar na mediocridade fazendo a prova “por fazer” ou até mesmo, desistir. Foco nos objetivos.

A motivação é essencial! Cuidado com a desmotivação. Só você sabe o tamanho dos seus sonhos, e para alcançar é preciso ter força de vontade. Você pode escutar coisas desestimulantes até mesmo de pessoas próximas. Não se deixe desanimar. estude e faça o seu concurso! VOCÊ VAI PASSAR!

Se você quiser, pode se motivar de diversas formas. Sem dúvidas, umas das formas mais eficientes é sempre renovar em sua mente seus objetivos e motivos para querer a aprovação naquele concurso.

Você pode ainda:

  • Consumir frases motivacionais facilmente encontradas na internet.
  • Procurar depoimentos ou conversar com pessoas que já foram aprovadas em concursos públicos.
  • Anotar em uma espécie de diário quais são seus objetivos na vida, sua motivações, etc. Ler todos os dias este diário ao acordar. Sempre que se sentir motivado, anotar mais coisas.

Sétima Dica: Tenha regras e horários.

Principalmente se você é uma pessoa desorganizada e/ou procrastinadora, isso é ESSENCIAL. Nunca pense que vai funcionar se você estudar cada dia em um horário diferente e adaptar a sua vida aos seus estudos. NÃO! A sua vida é que precisa ser adaptada em torno de seus estudos, pelo menos nesta fase de imersão em busca do seu sucesso. Lembre sempre que amanhã você vai poder colher os frutos que você planta hoje, mas hoje é sim dia de plantar. Defina com rigorosidade seus horários de estudo e, como já dito antes, se organize para não perder tempo decidindo qual é o tema de hoje ou procurando material. Otimize ao máximo o seu tempo. Jamais, a menos por motivos extremamente necessário, abra exceções e se permita burlar seu próprio sistema. Você só estará sabotando a si próprio, pode ter certeza disso. Força!

Oitava dica: Faça exercícios, muitos.

Você provavelmente já sabe disso, mas nunca é demais reforçar: a prática de exercícios é essencial para a sua aprovação no concurso. É claro que muito dificilmente vamos pegar em uma prova rigorosamente o mesmo exercício que fizemos em nossos estudos. Mas praticando e fazendo exercícios nós vamos treinando, ganhando segurança e melhorando nosso tempo. Fazer exercícios das provas anteriores dos nossos próprios concursos é a melhor forma, claro, pois a banca geralmente continua a mesma e o estilo da prova acaba sendo, geralmente, muito parecido. No entanto, essas provas anteriores uma hora acabam e seu estudo nunca pode se resumir a elas, (senão acabaria muito rápido) então é essencial que você faça outros exercícios das mesmas disciplinas que tenham o mesmo nível de dificuldade.

Nona dica: Cuide da sua alimentação.

É claro, estudar é importante, mas se você é do tipo que “se joga” não pode deixar de fazer outras coisas essenciais para se manter saudável, como por exemplo, se alimentar bem. Já ouvimos que falar que “a gente é o que a gente come” e essa é a mais pura verdade. Nesta fase de estudos precisamos mais do que nunca de uma alimentação balanceada que nos ceda recursos essenciais para fortalecer nosso corpo e nosso cérebro. Os alimentos são nossos combustíveis, então, vamos encher nosso tanque da melhor forma para seguir sempre estudando no maior rendimento possível. Quer saber quais alimentos podem fazer bem para seu cérebro, memória e concentração? Seguem alguns: abacate, mirtilo, tomate, chia, azeite de oliva, peixes, chá verde, cacau, brócolis.

Décima dica: Acredite em si próprio. Você VAI CONSEGUIR!

Nunca se permita, em momento nenhum, se sabotar com pensamentos negativos. Cada um tem um tempo diferente, e você também pode. Diversas coisas podem nos desanimar durante o processo de estudos: outras pessoas, um ambiente não propício e não adaptável, falta de tempo, desempenho ruim primeiros simulados, provas anteriores ou até mesmo reprovação nas primeiras tentativas. Nada disso é motivo para você se sentir mal ou pensar em desistir, a menos que de fato tenha outros objetivos que vão te fazer mais feliz. Ninguém falou que seria fácil ser aprovado no concurso público dos seus sonhos, mas nós estamos te dizendo que É POSSÍVEL.

Mantenha-se de pé e entenda que é sim preciso lutar. Sim, você pode.

 

Compartilhe isto!

Sobre o autor Apostilas Para


0 Comentário

Deixe um comentário.

Seu e-mail não será divulgado.

Artigos relacionados

  TOPO